Serão oferecidas duas bolsas para alunos negros nos cursos de férias do Museu, aulas tratarão de temas gerais da história da arte

O Memorial Zumbi dos Palmares, em uma parceria inédita com o Masp Escola (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), abre a partir desta segunda-feira, dia 26, as inscrições para cinco cursos de férias do Masp. Os cursos são indicados para quem tem interesse em uma modalidade rápida e intensiva e serão transmitidos virtualmente pelo site: https://masp.org.br/masp-escola

As inscrições são direcionadas para alunos negros, detalhe: o Memorial Zumbi irá oferecer duas bolsas exclusivamente para o público, que poderá se inscrever presencialmente na sede do Memorial, na Vila Santa Cecília, de 09h às 11h.

As aulas vão abordar temas gerais da história da arte, desde estudos aprofundados sobre artistas de destaque da coleção até tópicos específicos dos ciclos anuais de exposições. De acordo com o coordenador do Memorial Zumbi dos Palmares, Sid Soares, a parceria com o Masp destaca a referencia do Memorial na preservação e fomento da cultura afro oferecendo capacitação, difusão de conhecimento e formação à população negra.

“O Memorial Zumbi sempre foi nesses 31 anos referência na preservação da cultura afro e popular. Ter nesse momento onde somos limitados pela pandemia, uma parceria com o Masp Escola reafirma essa lugar de relevância do Memorial como um centro cultural, oportunizando à população acesso ao acervo do Masp através de cursos online. A parceria é mais uma conquista no processo de resgate e recuperação do espaço e de suas atividades”, enfatizou o coordenador.

Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, o Masp Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores do museu e proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir seu repertório a partir de um olhar diverso e plural da arte.

CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS

A Arte Negra Como Escrita da História: Palavras, Imagens e Encenações
Período: 20/07 - 05/08 – Conteúdo gravado
Horário: Terças e Quintas - 18h30 às 20h30
Professora Maria Dolores Rodriguez
Mais informações em: masp.org.br/masp-escola/a-arte-negra
______
Leituras da Arte do Brasil na Coleção do Masp
Período: 26/07 - 09/08
Horário: Segundas e Quartas - 19h às 21h30
Professora Luiza Interlenghi
Mais informações em: masp.org.br/masp-escola/leituras-da-arte-do-brasil
______
A Ditadura Pela Perspectiva Travesti
Período: 27/07 - 10/08
Horário: Terças e Quintas - 19h às 21h
Professora Amara Moira
Mais informações em: masp.org.br/masp-escola/ditadura-perspectiva-travesti
______
Introdução À História da Arte Pelo Acervo do Masp
Período: 02/08 - 06/08
Horário: Segunda a sexta - 19h30 às 21h30
Professor Felipe Martinez
Mais informações em: masp.org.br/masp-escola/introducao-historia-arte2021