Ação da prefeitura com apoio de forças de segurança também encerrou festas clandestinas, aponta balanço dos três primeiros meses do ano

Com as recentes alterações das medidas restritivas contra a Covid-19, a força-tarefa da prefeitura de Volta Redonda que fiscaliza o cumprimento dessas medidas vem intensificando sua atuação pelos bairros com rigor nas vistorias e orientação para prevenir o aumento de casos da doença, reduzindo ao máximo a proliferação do coronavírus. Nos três primeiros meses do ano, as equipes já visitaram 428 estabelecimentos comerciais, sendo 76 notificados, 22 autuados e nove interditados.

“A maioria dos estabelecimentos tem cumprido as regras, respeitado e nos ajudado a enfrentar essa pandemia. O trabalho de orientação continua, assim como as fiscalizações em todos os bairros”, afirmou o secretário municipal de Fazenda, Erick Higino.

Com integrantes da secretaria de Fazenda (SMF), da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal (GMVR), e com apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa também vem reforçando a atuação para coibir eventos clandestinos e festas particulares que possam promover aglomeração.

De janeiro a março, foram encerrados sete eventos, dentre bailes funk e os conhecidos como ‘isoporzinhos’. No mesmo período, as equipes também encerraram cinco festas particulares que desrespeitavam as regras do decreto municipal. E o mês de abril já iniciou com a força-tarefa acabando com uma festa clandestina no bairro Água Limpa, e um churrasco que acontecia em praça pública, no Siderópolis.

“É muito importante que a população tenha consciência, nos ajude a enfrentar esse vírus, respeite o distanciamento, não aglomere, use máscara. Estamos ampliando nossa estrutura de leitos, vacinando os grupos prioritários e trabalhando para garantir o atendimento em nossa rede de saúde”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Em caso de aglomeração de pessoas, festas clandestinas, os moradores devem ligar para o 156 (Central de Atendimento Único), 153 da Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar.

'Patrulha pela Vida'

A conscientização é reforçada pela equipe da Patrulha pela Vida, que envolve agentes da Guarda Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda. A ação educativa vem sendo realizada durante o dia em centros comerciais e vias de grande circulação de pessoas. A abordagem inclui orientação sobre o uso correto das máscaras, inclusive com distribuição do equipamento, e conscientização sobre a importância de manter o distanciamento social e o uso de álcool a 70% na higienização das mãos.

“Além de fiscalizar, temos o papel de fazer com que os cidadãos sejam multiplicadores das medidas necessárias de prevenção à Covid-19. Além da máscara e do material informativo, queremos que o munícipe se conscientize e nos ajude a conscientizar cadê vez mais pessoas a se protegerem e protegerem ao próximo”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis.