Volta Redonda é primeira no estado a autoavaliar melhoria da gestão

Representantes da rede de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio se encontraram com prefeito e equipe para conhecer de perto as práticas

 

O prefeito Samuca Silva, acompanhado de representantes de secretarias e autarquias municipais, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, dia 13, representantes da Rede de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio de Janeiro. De acordo com o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, o objetivo do encontro foi para que o Governo Municipal apresentasse a estrutura da prefeitura a esses representantes que validam a autoavaliação feita pela administração municipal sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do município.

 

“Na prática, fizemos uma autoavaliação do modelo de excelência, para ver se o município está adequado ou não às práticas que a gente está exercendo e encaminhou para os representantes. Hoje eles vieram conferir de perto se os pontos que respondemos são corretos, se fizemos a contabilização correta”, explicou Enock, lembrando que o MPEG foi disseminado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, uma iniciativa do Governo Federal a fim de apoiar a implementação de organizações públicas, focadas em resultados para o cidadão.

 

O prefeito Samuca Silva ressaltou que Volta Redonda, na prática, foi o único município que se dispôs neste ano a fazer a autoavaliação e melhoria da gestão, passando a ser a primeira do estado do Rio. “Avançamos bastante, implantamos controle social, transparência e nós sabemos onde queremos chegar. Tomara que esses resultados gerem outros melhores em 2019”, afirmou o prefeito.

 

Representando a Rede de Qualidade e Excelência em Gestão, Luiz Fernando Bergamini elogiou a avaliação da prefeitura e agradeceu a recepção. “Tivemos êxito em mostrar para a prefeitura e as equipes aplicaram a metodologia que usamos. Volta Redonda está avançada e entendeu a importância do processo. Ficamos encantados com as iniciativas, e que estão dando resultados. Os municípios precisam aprimorar cada vez mais os processos”, disse Luiz Bergamini, que estava acompanhado da também representante, Meirelane Rosa, e aproveitou para convidar o prefeito a participar de uma solenidade de premiação no dia 5 de dezembro, no município do Rio, onde será feita a entrega de um certificado comprovando que Volta Redonda adota medidas de boa gestão.

 

Também participaram do encontro o secretário de Estratégia Governamental, Claro Mariano, o controlador geral do município, Carlos Rosa, a subsecretária de Administração, Priscilla Cunha, o ouvidor Luiz Sergio Teixeira Loques, e uma equipe da secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) e da secretaria de Administração (SMA).

 

Após a apresentação no gabinete, os avaliadores seguiram para a Seplag para conhecerem um pouco mais daquilo que foi apresentado na autoavaliação.

 

Novas etapas já estão em andamento

 

Para entrar na Rede de Qualidade e Excelência em Gestão, a Prefeitura de Volta Redonda realizou uma autoavaliação respondendo um questionário separado por áreas e apontando diretrizes de melhorias. Esse questionário gerou um Plano de Melhorias da Gestão que, quando atendido, permitirá ganhos de eficiência e efetividade na gestão da coisa pública.

 

Com a adesão, Volta Redonda passou a ser a primeira prefeitura do estado do Rio de Janeiro a, de fato, iniciar o ciclo de autoavaliação e melhoria da gestão, o que está ligado ao que foi proposto pela reforma administrativa da gestão municipal que entrou em vigor no início de 2017.

 

As etapas seguintes (que já estão em andamento) da gestão municipal são: finalizar o portal de serviços municipal, mapear todos os serviços municipais (de contato com os cidadãos) para adotar práticas de desburocratização e simplificar os serviços, além de implantar, no sistema de indicadores municipais, o controle da execução do Plano de Melhorias da Gestão.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges