Projeto, Colégio Estadual Presidente Roosevelt, vai beneficiar os bairros da região do Conforto; atendimento será das 8h às 17h

 

A quinta edição do projeto “Prefeitura Mais Presente” acontecerá no próximo sábado, dia 23, no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no bairro Conforto. O projeto, idealizado pelo prefeito Samuca Silva, tem o objetivo de levar os serviços prestados pela prefeitura às regiões descentralizadas da cidade. Essa edição vai atender os moradores dos bairros Rústico, Santa Tereza, São Lucas, Eucaliptal, Conforto, 208, Jardim Europa, 249, Ponte Alta, Siderville, Jardim Suíça, São Cristóvão, São Carlos e Jardim Ponte Alta. O Prefeitura Mais presente já beneficiou os moradores dos bairros São Luiz, Vila Brasília, Santo Agostinho/Volta Grande, Santa Cruz e bairros vizinhos.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, é importante levar os serviços para perto da população. “Esse projeto tem como objetivo facilitar a vida da população, levando para os bairros mais afastados os serviços oferecidos pela administração municipal. Com isso estamos descentralizando os serviços prestados pela prefeitura”, afirmou o prefeito. 

 

Entre os serviços oferecidos estão: troca de lâmpadas, varrição de vias e praças e agendamento de solicitações de caçambas para retirada de entulho, cadastramento de artesãos no Programa de Artesanato Municipal (PAM), cadastramento de artistas e iniciativas culturais, cadastro Habitacional - Minha Casa Minha Vida, segunda Via de Boletos COHAB, cadastro inicial de moradores dos núcleos urbanos informais, vistorias para autorização de ligação de água e esgoto junto ao SAAE/VR, transferência de cadastro, agendamentos para Aprovação de Projetos e Comprovantes de Confrontações, orientação sobre benefícios sociais, sobre o Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), sobre as oficinas de inclusão produtiva e corte de cabelo.

 

Durante o  Prefeitura Mais Presente a população poderá ainda obter informação de como regularizar seu negócio (atividade de ambulante e profissional liberal), sobre baixa de empresas (MEI e profissional autônomo), emissão de taxas para alvará: (caso REGIN já esteja em fase final na SMF) e de boleto de auto de infração, emissão de certidões de baixa, Consulta de CTP e ao REGIN; emissão de 2ª via de IPTU 2018,  orientação sobre ITBIM, transferência de titularidade e inserção do possuidor, 2ª via de parcelamento de ISS, Serviços de Atendimento ao MEI e Microcrédito,  Doação de mudas, solicitação de corte e poda de árvores, caravana ID JOVEM – (Carteirinha), captação de currículos, inscrições para Parque Aquático, exame médico para inserção das atividades aquáticas e carteirinha do Parque Aquático, pré-inscrição para projetos da melhor idade,  reclamação e transportes cidadão, agendamento dos serviços de enfrentamento de violência contra mulheres, entre outros,  além de serviços de beleza oferecidos pela Fundação Beatriz Gama como massagem,  maquiagem e designer de Sobrancelhas;

 

A população vai contar também com toda estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. Serão disponibilizadas consultas médicas, vacinação contra Influenza e Febre Amarela; aferição de pressão arterial e índice de glicose capilar; e coleta de material para exame preventivo (papanicolau).

 

Além da oferta de serviços, haverá ações de prevenção à saúde como distribuição de preservativos e a presença do Escovódromo – usado para orientar sobre higiene bucal. A equipe responsável pela confecção do Cartão SUS também estará no evento para atender a população com a confecção do primeiro cartão ou para emissão da segunda via do documento.

 

No local, estarão sete clínicos, dois pediatras e dois ginecologistas, que vão atender à demanda espontânea. As consultas com especialistas foram agendadas previamente, de acordo com a demanda das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs) que assistem à população de toda região abrangida pelo evento. Foram disponibilizados atendimentos com nutricionista, dermatologista e ginecologista.

 

PREVENÇÃO À TUBERCULOSE – Dentro do Prefeitura Mais Presente haverá ainda uma campanha educativa para marcar o Dia Mundial de Combate e Prevenção à Tuberculose, comemorado em 24 de março, coordenada pela equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas) da Secretaria de Saúde. Haverá distribuição de material educativo com orientações sobre os principais sintomas da doença e também sobre a importância de procurar o CDI ou uma unidade de saúde em caso de apresentar alguns sintomas. 

 

Por Fátima Santos e Renata Borges – SecomVR