Procon divulga orientações para final de ano

Além dos valores abusivos, um ponto importante para o qual os consumidores devem atentar é relacionado às compras em sites não confiáveis



Com a proximidade das festas de final de ano, que reúne inúmeras promoções no comércio da cidade, o Procon de Volta Redonda  orienta os cidadãos sobre os cuidados necessários para evitar fraudes e transtornos. Sobre essa questão, de acordo com o Coordenador Administrativo do Procon, Alexandre Masse, alguns dos itens mais importantes estão relacionados aos valores abusivos cobrados indevidamente e às comprar feitas pela internet, em sites não confiáveis.

 

Segundo ele, há diversos mecanismos que podem facilitar esse processo e garantir a segurança das transações. “É importante que o consumidor tenha feito uma pesquisa de preços anteriormente à aquisição do produto, sendo que hoje há diversos buscadores, aplicativos e sites que permitem o acompanhamento e a comparação de preços de acordo com o histórico de variação de valores de determinado produto. Dessa forma, o consumidor pode verificar se o fornecedor elevou o preço em um momento anterior à promoção, com o intuito de conseguir alguma vantagem", destacou Alexandre.

 

Outro ponto importante que os consumidores devem se atentar é relacionado aos domínios de sites de venda. "Isso porque existem alguns casos registrados, em que o consumidor acaba sendo enganado por páginas feitas para serem muito parecidas aos de grandes redes e, ao efetuar a compra, acaba não recebendo o produto e saindo no prejuízo. Por isso, é sempre bom estar atento na hora de realizar o pedido e sempre procurar fornecedores com histórico positivo”, disse.

 

Para o ano de 2019, foi criada uma agenda, onde serão realizados eventos itinerantes para atuar de forma preventiva com os consumidores, com esclarecimentos a cerca dos seus direitos e deveres.

 

“Iremos criar uma cartilha com explicação e dicas para todos os grandes eventos que acontecem no comercio durante o ano, como: dia dos pais, dia das mães, Black Friday entre outros”, completou Alexandre.

 

O Prefeito Samuca Silva, também destacou a importância do Procon no município e frisou que essas ações são essenciais para o desenvolvimento da cidade. “O Procon protege, ampara e defende os direitos do consumidor. Buscando soluções pré-processuais que envolvam as relações de consumo.  Promove a cidadania por meio da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, auxiliando de forma preventiva os consumidores e levando a conscientização e educação com o intuito de melhorar a qualidade das relações de consumo”, finalizou Samuca.

 

A equipe do Procon é composta por 7 pessoas que estão à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, para esclarecer as dúvidas e auxiliar tanto comerciantes como consumidor.

 

Confira algumas dicas do Procon para a hora da compra

- Verifique as condições de venda, garantia e quais os critérios para troca e reparo do produto

- Pesquise os valores antecipadamente ou utilize mecanismos de comparação histórica

- Fique atento ao domínio do site escolhido para a compra. Páginas falsas podem possuir endereços muito parecidos com os domínios oficiais

- Busque sempre o ícone do cadeado na barra de endereços. Ele demonstra que a página é segurança

- Domínios https possuem criptografia avançada, o que dificulta a invasão e o vazamento de dados

- Fique atento às formas de pagamento

- Adquira os produtos de forma consciente

 

Por Secom/VR, com fotos de arquivo