Ações de prevenção da Prefeitura amenizam os impactos da chuva

SMI vem mantendo antecipadamente limpeza, capina e operações tapa buracos em diversos bairros da cidade

 

A tempestade deste domingo, dia 23, atingiu mais de 30 cidades no Estado do Rio. Os dois pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registraram um acumulado de 62 mm. Considerando  que a média natural, fica em torno de 25mm, choveu quase três vezes a mais que o que seria considerado normal.

 

O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, contou que foram registradas seis ocorrências, sendo dois deslizamentos de terra, uma queda de árvore, dois alagamentos além de enxurrada. “Os maiores casos foram no Açude e 207, mas não há desalojado nem desabrigados. Os transtornos ficaram por conta dos transbordamentos. As estruturas da prefeitura já estão providenciando as devidas limpezas. Conseguimos atender todas as ocorrências”, frisou Rezende.

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura intensificou os serviços de limpeza, capina e tapa buracos em diversos bairros do município, justamente para amenizar os impactos de tempestades como essa de domingo.

 

Segundo o secretário da SMI, Toninho Oreste, cerca de 300 homens estão trabalhando nesse período, às véspera do natal, para organizar os locais públicos. Além disso, a secretaria está realizando operações tapa buracos e troca de lâmpadas em pontos específico em parceria com o departamento de iluminação pública. “Certamente, se a gente não tivesse feito essa limpeza antecipada dos bueiros, as consequências seriam bem prejudiciais. Nossos funcionários encontraram muito lixo, até sacos inteiros fechados, nesses bueiros impedindo o escoamento da água. É preciso que todos colaborem, destinando o lixo nos locais, dias e horários corretos”, disse Toninho Oreste.

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE VR), também está nas ruas verificando possíveis danos a algumas tubulações. “Estamos com equipes atentas para não afetar o abastecimento de água, mas podem ocorrer algumas questões pontuais”, disse José Geraldo, o Zeca, diretor do SAAE.

 

Na operação tapa buraco, a região da estrada Roma-Getulândia está de recebendo os reparos de forma mais intensa, buscando melhorar as condições de viagem das pessoas que procuram o município para festejar.

 

Tapa Buracos

“Efetuamos a operação tapa buraco visando os turistas que chegaram ao município e, já estamos com outra prevista para o retorno dessas pessoas. A ideia é que todos consigam fazer a sua viagem com o máximo de segurança”, afirmou Toninho.

 

Outro foco da secretaria foi a limpeza das praças pública, tendo em vista, o período de férias escolares. “Nessa época do ano, aumenta muito o número de crianças nas praças públicas. Colocamos equipe limpando todas as praças, principalmente as mais precárias. Algumas já sofreram reforma, como a Praça dos ex-combatentes”, completou o secretário afirmando que eles possuem, também, equipes fazendo reformas nas praças do Santa Helena, Nova Primavera, Jardim Normândia e no Conforto.

 

Os bairros que estão recebendo limpeza nas ruas são: Sessenta, Dom Bosco, Água Limpa, Ponte Alta, Santa Rita do Zaru, Açude, Vale Verde, Laranjal, Conforto, Vila Santa Cecília, Vilage, Santa Helena, Jardim Belvedere, Retiro, Padre Jósimo, entre outros.

 

A SMI dispõe de uma equipe de plantão, atuando 24 horas, devido as chuvas dos últimos dias. Qualquer problema como podas ou retirada de árvores, as pessoas podem procurar a secretaria através do telefone 24 33399120.

 

Por Renan Ferreira com fotos de divulgação – Secom/VR