Evento acontecerá na Biblioteca Raul de Leoni e inscrição é gratuita

 

No mês de março, comemora-se em todo o território nacional o Dia do Bibliotecário e, em referência a essa data, a secretaria de Cultura de Volta Redonda (SMC) irá realizar o 1º Seminário Municipal de Bibliotecas, inédito na região, e que acontecerá nesta terça-feira, dia 19, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

 

Os interessados em participar podem realizar a inscrição gratuita pela internet, preenchendo o formulário disponível no link: https://bit.ly/2UlWoJv. Também serão feitos credenciamentos no dia e local do evento, a partir das 8h. De acordo com a secretaria de Cultura, as vagas são limitadas e outras informações sobre o evento podem ser obtidas com a coordenação da Biblioteca Municipal, através dos telefones 3350-8587 e 3350-8554.

 

“Teremos uma programação que será direcionada para bibliotecários e outras pessoas interessadas nos temas pertinentes a bibliotecas escolares, bibliotecas prisionais e inovações em espaços literários”, explicou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

 

O cronograma do seminário conta com uma série de palestras e debates com profissionais especialistas da área. Entre as atividades, estão: a palestra “Por uma biblioteconomia mais social: políticas de ressocialização aplicadas na casa de custódia Franz de Castro”; e a oficina “Diretrizes para Avaliação de Cursos e Instituições de Ensino Superior (IES)” com dicas para a preparação de bibliotecas conforme as exigências do Ministério da Educação.

 

Ao final do seminário, os participantes poderão contribuir com levantamento de propostas significativas para o Plano Municipal do Livro e Leitura, e receberão um certificado de participação das palestras. O prefeito Samuca Silva destacou o papel da Biblioteca Municipal e falou sobre a importância do evento.

 

“Temos a biblioteca com o maior acervo da região e com uma estrutura que abriga eventos como o seminário. A valorização da cultura em nossa região é muito importante para toda a população, principalmente para os nossos jovens, que contam com um espaço ótimo para estudos e lazer na biblioteca”, frisou o prefeito.

 

Por Raphael Martiniano. / SecomVR