Evento com entrada franca começa a partir das 12h, com 15 grupos de jornadas de Folia de Reis

 

A Secretaria Municipal de Cultura promove no próximo domingo, dia 13, na Ilha São João, o XXI Festival de Folia de Reis de Volta Redonda, com entrada franca ao público. Durante o evento, que acontece  a partir das 12h, estarão participando um total de 15 grupos de jornadas.  Cada grupo terá uma média de 30 minutos de apresentação e intervalos de 10 minutos para a troca de grupo. O último grupo se apresenta a partir das 21h20.

 

Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o evento faz parte do calendário oficial do município, de grande importância para a cultura do povo brasileiro.  “Esta é uma das festas mais importantes da Cultura Popular, com um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural  dos grupos de jornadas. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore. O edital especial de Cultura Popular Mestre Paulinho lançado em dezembro passado trouxe mais transparência ao festival com ampla participação dos grupos de Folia de Reis do município”, comparou Aline.

 

O prefeito Samuca Silva justifica o apoio do poder público a realização dos festivais de Folia de Reis e incentiva o comparecimento das pessoas. “A Folia de Reis é uma festa popular brasileira, que conquistou a população nos vários cantos do país. Trata-se de uma das manifestações culturais mais marcante, excepcional pela sua representação, na renovação da fé, da esperança, por um mundo mais solidário. Todos devem participar desta festa bonita, de valorização das nossas tradições culturais. Mesmo nossa cidade sendo nova, existe grupos de folia tradicionais e que devem ser reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade”, disse o prefeito. 

 

Todos os grupos receberam um subsidio da prefeitura para ajudar na confecção das roupas, manutenção de instrumentos e alimentação. A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento. Confira a ordem e horário de apresentação das Folias na Ilha São João:

 

01- Jornada Estrela Maior, 12h

02- Jornada Leão de Judah, 12h40

03- Jornada Cristo Vive, 13h20

04- Jornada Estrela Brilha da Juventude, 14h

05- Jornada Estrela Nova Geração, 15h20

06- Jornada Jesus Menino, 15h20

07- Jornada Jesus, José e Maria, 16h00

08- Jornada Estrela Guia do Oriente, 16h40

09- Jornada  Lua Nova, 17h20

10- Jornada Estrela Sagrada do Retiro, 18h00

11- Jornada da Paz, 18h40

12- Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, 19h20

13- Jornada da União, 20h

14- Jornada Estrela Sagrada, 20h40

15- Jornada Sagrada Família VR, 21h20

 

Afonso Gonçalves, Secom