Intuito é facilitar a vida do cidadão na busca de informações sobre os mais de 500 serviços que a Prefeitura oferece

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), lançou na terça-feira, dia 02, um ‘Portal de Serviços’ no site oficial da PMVR. A apresentação do novo recurso foi feita durante a reunião mensal com as associações de moradores da cidade.

 

O secretário da Seplag, Enock Azevedo, explicou que o “intuito é facilitar a vida do cidadão na busca de informações sobre os serviços que a prefeitura oferece, como horário de funcionamento do órgão responsável, quanto tempo leva para serem atendidos, quais são as ações que a prefeitura tem que executar para atendê-lo, bem como os documentos necessários para solicitar o serviço, além de mais informações pertinentes ao serviço”, disse o secretário.

 

De acordo com o diretor de Modernização e Inovação da Seplag, Igor Alves, o portal de serviços visa atender ao decreto municipal 15.155/18 que instituiu a Carta de Serviços ao Cidadão, bem como o decreto 15.131/18 que institui boas práticas de qualidade no atendimento ao usuário de serviços públicos no município de Volta Redonda.

 

“O projeto de construção do Portal contou com um apoio de um grupo de estagiários da Universidade Federal Fluminense, dos cursos de Administração Pública e Administração, que percorreram todos os órgãos e entidades da gestão municipal coletando informações e mapeando todos os serviços públicos que a prefeitura oferece, sempre com o intuito de melhorar a qualidade da gestão municipal e melhorar a vida dos cidadãos. Inicialmente, temos cerca de 600 serviços cadastrados no portal e muitos ainda estão para entrar, por se tratar de um trabalho de aperfeiçoamento contínuo”, contou Igor.  

 

Igor disse ainda que o ‘Portal de Serviços’ contribuirá para a ampliação da legitimidade e confiança que a sociedade deposita na prefeitura, uma vez que agora eles terão de forma antecipada todas as informações necessárias para serem atendidos e verificar se de fato a gestão está cumprindo com excelência o que está registrado nas informações do serviço. “Além de buscar a transparência na gestão pública, estamos buscando também a eficiência e agilidade no atendimento ao público”.

O prefeito Samuca Silva, explicou que a implantação do Portal de Serviços permitirá a criação de padrões de atendimento, a avaliação do desempenho desse atendimento e a adoção de processos de desregulamentação e desburocratização, além de aperfeiçoar processos de atendimento ao público.

 

“Os próximos passos serão analisar todos os serviços mapeados e apontar processos de simplificação desses serviços, tudo para ofertar um serviço público de forma rápida e com qualidade, conforme todo cidadão tem direito”, afirmou o prefeito.

 

Por Ana Maria Mansur - SecomVR