Prefeito prestou contas também do trabalho desenvolvido e apontou diversas ações realizadas pelo Governo Municipal no município

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve reunido na noite da última quarta-feira, 31, com cerca de 50 associações de moradores ligadas a FAM (Federação das Associações de Moradores) para ouvir as demandas dos bairros e prestar contas do trabalho que a prefeitura vem realizando nas comunidades. As entidades comunitárias foram convocadas a apresentar uma listagem das obras que são prioritárias para o atendimento no Orçamento Participativo.

 

“Esse Governo é de diálogo e transparência, onde temos a oportunidade de apresentar várias ações, obras e melhorias que estão sendo realizadas para a população e ao mesmo tempo traçarmos um cronograma para os próximos meses. Por isso não abrimos mão dessas reuniões que ocorrem quinzenalmente com as Secretarias do nosso Governo e mensalmente com a nossa presença”, avaliou Samuca

 

Material elétrico e asfalto suficientes

 

O encontro contou com a participação dos secretários municipais para responder as demandas. As associações foram informadas que a administração já recebeu todo o material elétrico suficiente para a troca de lâmpadas queimadas e o asfalto para as operações de tapa buracos nos bairros e centro. Samuca colocou o Gegov (Secretaria de Gabinete de Estratégia Governamental) à disposição, para receber as reivindicações encaminhadas por ofícios pela FAM e na interlocução com os secretários e o gabinete do prefeito. Quinzenalmente, os secretários vão se reunir com as associações. O prefeito terá um encontro mensal.

 

Samuca começou uma agenda de visitas semanal aos bairros para ouvir demandas e apresentar soluções. Esta semana ele esteve no Siderville no Volta Grande III.  

 

O secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste, analisou os resultados do encontro. “Estou impressionado com a receptividade, a aproximação das associações com o poder público, gerando mais agilidade, melhor dinâmica para o atendimento aos pedidos de uma forma mais rápida”. O secretário informou que está com quatro equipes trabalhando diariamente, inclusive a noite e nos finais de semana para atender a todos os bairros.  A presidente da FAM, Fátima Martins, comentou a reunião.

 

Essa interlocução da Federação com os secretários municipais e com o prefeito está sendo muito produtiva. Nós já apresentamos cerca de 300 demandas de 57 associações e novas demandas serão encaminhadas. O prefeito tem nos retornado com notícias maravilhosas e partiu dele apresentar um calendário de reuniões até o final do ano com o retorno das reivindicações. Algumas demandas com custo mais alto serão discutidas posteriormente”, frisou.

 

Além de reivindicações, os representantes dos bairros também agradeceram os serviços diários de manutenção que estão recebendo da prefeitura.

 

 “No Santo Agostinho foram retirados mais de 20 caminhões de entulhos, deixando o bairro limpo. Vejo que o prefeito quer ajudar à todas as associações”, comparou Divino dos Santos, presidente. A vice presidente da associação da Vila Mury e Limoeiro, Sônia do Nascimento, gostou da reunião de trabalho.  “O resultado é ótimo. O prefeito ouve as nossas demandas com  atenção e responde na hora sobre os pedidos dos moradores, até aqueles feitos no improviso temos recebido respostas favoráveis”, disse Sônia.

 

O prefeito ainda prestou contas, abordando assuntos ligados a iluminação pública, identificação de flanelinhas com coletes na Vila Santa Cecília,  coleta seletiva, concurso público, capina, poda de árvores,  buracos nas ruas, reformas de escolas, transporte coletivo, entrega de uniformes novos, cobranças de dívidas.

 

Por Afonso Gonçalves, fotos de Gabriel Borges, SecomVR