Defesa Civil nas Escolas forma 178 estudantes

Projeto em parceria com secretarias municipais teve início em abril com alunos de quatro unidades da rede municipal

 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Volta Redonda promoveu, na manhã desta quinta-feira, dia 29, a formatura de 178 alunos da rede pública de Volta Redonda, que participaram do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. O evento aconteceu no auditório do teatro do Colégio João XXIII, no Retiro, e teve a participação do prefeito Samuca Silva, de secretários e representantes do Governo Municipal, e do 22º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM).

 

“É uma parceria da Defesa Civil com várias secretarias como a de Educação e a Fevre, e quem ganha é a comunidade, quem ganha é a escola. Quero parabenizar a toda equipe que está permitindo que esse governo forme cidadãos para o futuro”, afirmou Samuca Silva.

 

O aluno do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Fernando de Noronha, Gabriel Messias da Silva Andrade Souza, de 12 anos, se disse contente com sua participação no projeto. “Me ajudou muito. Por exemplo, aprendi o quê fazer quando acontecer alguma coisa dentro de casa. Agora, já sei como prevenir”, comentou Gabriel, que participou do curso com estudantes das escolas Othon Reis Fernandes, Octacília da Silva Stockler Mendonça, e Maria Carraro.

 

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende, explicou que o projeto leva pra dentro da sala de aula, mais precisamente às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, o conceito de proteção e defesa civil, conceito de cenários de riscos e como são criados esses cenários, como reduzir os riscos, como agir na iminência de desastres, além de aulas de primeiros socorros e acidentes domésticos em uma parceria com o 22º Grupamento de Bombeiros Militar de Volta Redonda.

 

“Queria agradecer ao prefeito por nos dar a oportunidade de realizar esse trabalho. Foi muito gratificante, inclusive ver a mudança de comportamento dos jovens. Mostra que estamos no caminho certo”, comentou Leandro.

 

A secretária de Educação, Rita Andrade, ressaltou a parceria do projeto. “Trabalhar com criança é bom demais. O governo do prefeito Samuca está mostrando e valorizando a parceria entre as secretarias. A Educação tem recebido vários presentes e, dessa vez, foi o da Defesa Civil com esse projeto. Os jovens conheceram, reconheceram e agora podem ajudar. Ano que vem, com certeza, outras parcerias além da Defesa Civil estarão chegando nas escolas”, afirmou a secretária.

 

Logo após a fala dos integrantes da mesa de abertura, a formatura seguiu com a entrega dos diplomas para cada aluno. Também participaram do evento o presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Waldyr Bedê, a coordenadora das turmas de 5º Ano, Andreia de Paula, e o representante do 22º GBM, o tenente Patrick.

 

Projeto – O Defesa Civil nas Escolas teve início em abril e formou 178 alunos divididos em sete turmas de quatro escolas. As aulas foram aplicadas uma vez em cada 15 dias, onde as turmas eram divididas em 5 grupos e, depois de apresentar um tema, era colocado um jogo relativo ao que foi ministrado, numa disputa saudável e interativa.

 

Por fim, os alunos foram levados para conhecer as instalações e os trabalhos da COMPDEC e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / SecomVR