Ao todo, 39 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil e mais 120 pessoas estão trabalhando na limpeza da cidade                                                                                                                                    

A Prefeitura de Volta Redonda está realizando uma força tarefa de limpeza dos pontos que foram atingidos pela forte chuva de quinta e sexta-feira, dias 9 e 10. Mais de 120 profissionais da Secretaria de Infraestrutura (SMI) estão trabalhando desde a madrugada para minimizar os transtornos causados pelos fortes temporais com o auxílio de 40 caminhões e sete retroescavadeiras. Mais de dez locais do bairro Retiro estão recebendo as equipes da SMI. Além disso as regiões do Açude, Vale Verde, Santa Rita do Zarur e Belmonte também estão sendo limpas.

Segundo a Coordenadoria de Prevenção e Defesa Civil, ao todo, foram registrados nestes dois dias 39 ocorrências, sendo que os bairros Belmonte, Retiro, Vila Brasília e Santa Rita do Zarur registraram pequenos desmoronamentos. A cidade registrou pontos de alagamento no Retiro, Açude, Vila Brasília, Santa Rita do Zarur, Nova Esperança e Candelária.

O prefeito Samuca Silva acompanhou as equipes pela cidade. Segundo Samuca, Volta Redonda investiu na prevenção para evitar danos maiores nesta época de chuvas.

“Desde 2019 estamos trabalhando na prevenção. Em abril uma forte chuva atingiu a cidade contabilizando estragos significativos. A partir deste fato já começamos a nos preparar para a época do ano onde chove muito. Com a operação Guarda-Chuva estamos percorrendo diversos locais, fiscalizando e intervindo para que não aconteça maiores danos. Estamos todos em alerta e a equipe da SMI está realizando um ótimo trabalho na limpeza dessas áreas”, garantiu.

De acordo com o pluviômetro nesta sexta-feira, dia 10, na região do bairro Santa Cruz e Santa Rita do Zarur choveu um acumulado de 61,9mm em apenas uma hora. Já na região do Retiro choveu 38mm durante o mesmo período. Na quinta-feira, dia 09, a cidade registrou um acumulado de 28mm de chuva, entre 16 e 17 horas, quantidade esperada para todo o dia. Ou seja, em 30 minutos choveu o que era estimado para 24 horas.

 

Alerta para este sábado

A Coordenadoria de Prevenção e Defesa Civil de Volta Redonda emitiu para a população um alerta de chuva moderada e forte neste sábado, dia 11, para as áreas do Complexo da Vila Brasília, a região do Retiro e Açude e área dos bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur. O alerta foi enviado através de SMS no começo da tarde para os moradores dessas áreas de risco. Segundo a Defesa Civil, a previsão do tempo está calculando que chova nessas regiões um acumulado de 100mm. Os moradores devem ficar atentos às orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, acionar a equipe pelo número de telefone 199.

 

SECOM VR