Treinamento terá duração de três meses; com o reforço, efetivo total da corporação será de 220 guardas municipais

 

Os aprovados no concurso público para a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) iniciaram nesta segunda-feira, dia 9, o curso de formação para poderem atuar pela corporação. As primeiras instruções aconteceram na sede da Guarda e todo o treinamento prático e teórico para os 49 aprovados vai durar aproximadamente três meses. Com o reforço, a GMVR contará com efetivo de 220 guardas municipais.

 

Pela manhã, os aprovados receberam orientações da Seção de Instrução e Capacitação da GMVR, além de conversarem com o comandante Dalessandro de Assis. Aline Purificação, de 32 anos e moradora do bairro Vila Rica-Tiradentes, aprovada no concurso, participou do treinamento e falou da expectativa para atuar como guarda municipal.

 

“O concurso foi muito aguardado e eu tinha interesse em ingressar na área de segurança pública. Hoje estou feliz, realizada, gostando das primeiras instruções, conhecendo o funcionamento, o papel e a importância da guarda na segurança pública”, disse Aline, que é formada em Administração.

 

A expectativa também é das melhores para Nicholas de Oliveira, 25 anos, morador do Retiro. “Me formei em Direito e quero me especializar na área de segurança pública. Agora, é continuar estudando, me aperfeiçoar e conseguir melhorar ainda mais dentro da Guarda Municipal”.

 

O comandante da Guarda Municipal, Dalessandro de Assis, destacou que os novos convocados vão contribuir para maior presença da corporação nas ruas da cidade. “Quero agradecer ao prefeito por realizar o concurso, pois a guarda estava realmente defasada. Esse pessoal vai contribuir muito para podermos melhorar nossa abordagem, estar mais presente e atender cada vez melhor a população”, comentou o comandante.

 

Durante o curso de formação, serão ministradas aulas sobre direitos humanos, técnicas de abordagem, armamentos menos letais, entre outros. O treinamento também contará com a parceria de secretarias municipais como as de Esporte e Lazer (Smel), de Meio Ambiente (SMMA), e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), além de instituições como o Corpo de Bombeiros.

 

“O concurso da Guarda Municipal era um compromisso que estamos cumprindo. É a valorização da categoria que vem recebendo outros investimentos como piso salarial e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), novos uniformes e a criação do RAS (Regime Adicional de Serviço)”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

Durante a atual gestão, a Guarda Municipal de Volta Redonda conquistou outros benefícios e investimentos, como a aquisição de 10 viaturas Renault Oroch; a criação da Secretaria da Guarda Municipal, que deixou ser um Departamento subordinado à secretaria municipal de Administração (SMA); a nomeação de um guarda municipal para comandar a corporação; diversos cursos de capacitação.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges. / Secom VR