Prefeitura prepara melhorias no trânsito do Centro

Equipe da prefeitura conversou com comerciantes da Rua Gustavo Lira sobre alteração e ampliação de vagas, além de novo ônibus do Tarifa Comercial Zero

 

A Prefeitura de Volta Redonda segue investindo em melhorias para a mobilidade urbana da cidade e na manhã desta terça-feira, dia 2, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, acompanhado de uma equipe técnica da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), conversou com comerciantes da Rua Gustavo Lira, no Centro. A partir da próxima semana, as vagas de estacionamento da via mudarão de lado, um novo ponto para o Tarifa Comercial Zero será criado, e um novo ônibus elétrico está previsto para começar a operar visando a redução no tempo de espera.

 

“A nossa vinda hoje foi para dialogar com os comerciantes e convidá-los a participarem conosco do monitoramento das mudanças previstas. Não é uma mudança definitiva, a princípio será em caráter experimental. Em relação à vinda de mais um veículo do Tarifa Comercial Zero, vai reduzir pela metade o tempo de permanência do usuário no ponto. A cada 20 a 25 minutos teremos um ônibus passando em qualquer um dos seis pontos, o que aumenta muito a frequência de clientes nos centros comerciais da cidade”, comentou Joselito.

 

De acordo com os técnicos da STMU, no local onde funcionava o antigo ponto do Tarifa Comercial Zero, ao lado da praça do Monumento à Bíblia, serão criadas novas vagas de estacionamento. Logo após este ponto, as vagas de estacionamento que hoje são localizadas no lado esquerdo (sentido do trânsito) serão remanejadas para o lado direito até o fim da rua.

 

“Com o remanejamento das vagas para o lado direito, vamos criar um ponto para o ônibus elétrico e as baias para os ônibus normais no mesmo lado, liberando assim duas pistas do lado esquerdo para melhorar a fluidez do trânsito. Além disso, o número de vagas vai aumentar em cerca de 10%”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.

 

Os comerciantes estão entusiasmados com as mudanças, como relatou Geraldo Teixeira de Melo, proprietário de uma loja de móveis. “Com certeza é para melhorar. Mais vagas vão ajudar os clientes”.

 

A dona de uma loja de eletrônicos, Luziane de Santana Avelar, afirmou que a mudança deve melhorar, pois a via tem um problema muito grande de engarrafamento e estacionamento. “Vai ser ótimo, porque as pessoas reclamam que não tem onde estacionar direito. Esperamos que tenha mais vagas e que o trânsito seja mais fluido. Só a questão de não perder tempo atrás do ônibus já vai melhorar em relação aos engarrafamentos. Toda mudança é bem vinda”, disse a comerciante.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que essas e outras mudanças estão sendo implementadas para melhorar a mobilidade urbana, incentivando ao uso do transporte público.

 

“Estamos pensando na cidade como um todo. Tem o Tarifa Comercial Zero que está sendo aprimorado, estamos avaliando a questão dos estacionamentos, encontrando melhor posição para eles. É um novo raciocínio sobre os projetos. E o estacionamento rotativo, que deve ser implantado até o final do ano e vai melhorar muito a questão das vagas”, explicou o prefeito.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Geraldo Gonçalves. / SecomVR