Evento debateu liderança, estratégia e inovação dos órgãos e entidades públicas na busca de resultados para o cidadão

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou da abertura do 1º Seminário Sul Fluminense de Governança em TI (Tecnologia da Informação), na tarde desta terça-feira, dia 27. O evento foi gratuito e aconteceu no Campus Olezio Galotti do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Samuca ressaltou sua busca constante e diária por inovações tecnológicas para gerar melhoria na vida da população. O prefeito destacou que os novos processos, sistemas e inovações adotadas em sua gestão  estão transformando o dia a dia de Volta Redonda.

 

“Seja na área de segurança, através da Cerca Inteligente, que é um sistema moderno de 40 câmeras, seja na área de serviços através do FiscalizaVR, na participação social através do Plano Plurianual Digital e do Orçamento Participativo Digital, entre outros, estamos inovando. Trabalhamos todos os dias para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade”, afirmou Samuca acrescentando que futuras inovações no serviço público serão implantadas no município.

 

O objetivo do evento é debater, trocar experiências em Governança de TI no setor público, discutir os principais desafios e como impactar positivamente a vida do cidadão por meio de tecnologia. Compartilhar conhecimentos adquiridos, com boas práticas e projetos de sucesso, além de escutar as opiniões dos participantes foram algumas diretrizes do seminário.

 

As inscrições foram feitas pelo site da prefeitura e pelo site da EPDVR. O diretor-presidente da EPD, Matheus Moreira Cruz disse que no seminário os palestrantes apresentaram experiências sobre o moderno referencial teórico e de casos práticos vivenciados na administração pública brasileira. “A tecnologia está aqui para nos auxiliar nos processos, trazendo eficiência da gestão pública e melhorias para a população. É importante a EPD fomentar a geração de conhecimento e o debate em tecnologia e inovação na nossa região”, disse Matheus.

 

Estiveram presentes palestrantes como: Filippo Zaccaro Scelza (subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), Eli Alves da Silva (diretor da Central Geral de Compras de Volta Redonda), Glauter Jannuzzi (empreendedor social e diretor de Comunidades na Microsoft), João Bosco Oliveira Junior (diretor de Projetos e Inovação do Proderj), Marco Vieira (presidente do Proderj), Roberto Machado Cardoso (assessor jurídico do Proderj), e William Augusto Rodrigues de Souza (assessor da Presidência do Proderj).

 

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR