Prefeitura promove ação do novo programa de arborização urbana da cidade

 

O serviço de poda de árvores em Volta Redonda agora é realizado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente. Visando agilizar todo esse processo, a secretaria designou toda a equipe para fazer mutirões de podas pelos bairros. O primeiro a receber essa ação foi o bairro Santa Cruz e em duas semanas cerca de 300 árvores tiveram cortes de galhos. O Coordenador da arborização urbana, Caio Couto disse que até a semana que vem esse número pode chegar a 500 árvores limpas.

 

O Secretário da pasta, Maurício Ruiz, explicou que essa ação faz parte do novo programa de arborização urbana da cidade com podas, corte e plantio de arvores em todo o município. “A transferência do serviço de poda e corte de arvores para a secretaria municipal de meio ambiente vai agilizar o atendimento das demandas, além disso, o processo de substituição das arvores que estão doentes vai ser precedido com o plantio através do programa”, disse Maurício.

 

A novidade nesse serviço está numa máquina picadeira, que vai triturar todos os galhos e troncos, transformando esse material num composto orgânico. “Esse composto vai ser levado para a Ilha São João, para auxiliar no plantio das mudas que farão parte do Jardim Botânico de Volta Redonda. Além disso, esse material também é utilizado pelos próprios moradores do bairro e por fazendeiros que recebem através de doação”, destacou o subsecretário da Smma, Joaquim Valim.

 

As pessoas podem continuar fazendo suas solicitações através do aplicativo Fiscaliza VR, que funciona e dá fluidez no trabalho. A moradora do bairro, Vania Braga contou que já tinha feito a solicitação antes e que sempre foi muito bem atendida. “Fazendo o corte de uma arvore ou outra, resolve o problema momentâneo, mas essa ideia de fazer uma limpeza geral em todo o bairro vai ajudar e muito a nossa vida, principalmente com relação à segurança. Fico muito agradecida, os meninos estão de parabéns e toda a equipe”, agradeceu a moradora.

 

“Sem essa manutenção, o espaço fica muito propicio a diversas situações, além disso não conseguimos ter uma visão ampla do espaço. Com esse corte o ambiente fica mais claro e arejado. Evitando aglomerações que coloquem em risco nossa segurança”, acrescentou a dona de casa Lucília Olímpia.

 

O Prefeito Samuca Silva destacou que é importante esse serviço da SMMA, pois eles são responsáveis por coordenar e implantar as políticas públicas municipais voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade. “manter a cidade bem cuidada e limpa é uma obrigação nossa e estamos trabalhando nisso. Sempre atentos e com um trabalho continuo, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores e também para a segurança”, afirmou o prefeito.

 

Em parceria com a secretária, a empresa de energia Light também está atuando nos bairros fazendo a poda nos espaços de alta tensão. O próximo bairro a receber esse serviço será a Vila Santa Cecília.

 

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR