Local oferece contato com a natureza, apreciação dos animais e parquinho infantil e áreas para piquenique; é diversão gratuita para toda família

 

O Zoológico de Volta Redonda foi o local escolhido por famílias de toda região para passar o último domingo de férias escolares. Cerca de quatro mil pessoas circularam pelo local e aproveitaram as diversas opções de lazer gratuitas que o zoo oferece. A observação de pássaros, mamíferos e aves, o contato com a natureza, o parque infantil e as áreas para piquenique garantem diversão para todas as idades.

 

Arthur, de nove anos, chegou com os pais, Carlos e Ângela Cunha, no final da manhã e antes de entrar fez questão de fazer uma doação para manutenção do espaço no parquímetro instalado para esse fim no pórtico do zoológico. “Somos de Pinheiral e sempre que queremos fazer um passeio em família é para cá que viemos”, disse Ângela.

 

Logo na entrada, o menino apostou em uma atividade diferente para começar o passeio. Foi plantar suculentas com uma artesã que comercializa a planta na Artezoo, feira de artesanato que fica no espaço todo último domingo do mês. “Foi a primeira vez que plantei. Agora, já sei como fazer em casa”, disse Arthur.

 

Raquel Aparecida Laurindo, dona da tenda, afirmou que é um prazer incentivar as crianças a mexerem com a terra. “O cuidado com as plantas aproxima da natureza”, acredita.

 

A família de Thyaggo e Fernanda Oliveira teve um propósito diferente neste domingo no zoo. Eles levaram a filha Maitê Vitória, de seis meses, para um ensaio fotográfico. Com tema de festa junina, a fotógrafa Yasmim Thuler clicou a bebê num dos jardins do zoológico. “O zoológico é um dos meus cenários preferidos. O local é bonito, tem clima agradável, o que favorece para as crianças ficarem tranquilas durante o ensaio”, disse Yasmim.

 

Próximo ao parque infantil, numa das áreas para piquenique, um grupo de amigos de Arrozal, distrito de Piraí, formado por sete adultos e vinte crianças se divertia. “Escolhemos o zoo para fechar com chave de ouro as férias escolares das crianças. Passar o dia aqui é sempre garantia de diversão”, afirmou Patrícia Rocha de Souza, que estava com três filhos.

 

O biólogo do zoológico, Almir Folly, afirmou que o local recebeu muitos visitantes durante todo mês, justamente por ser um período de férias escolares. “Neste domingo, eu e uma equipe de três estagiárias do curso de Ciências Biológicas do UniFOA passamos o dia circulando entre os visitantes para conversar e tirar dúvidas sobre os animais”, falou, dizendo que as crianças são sempre as mais curiosas.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que o zoológico já se firmou como uma das principais opções de lazer na região. “O local tem opções para toda família se divertir junta e sem pagar ingresso”, falou, lembrando que o local será totalmente revitalizado.“Para garantir a reforma do Zoológico Municipal, a Prefeitura de Volta Redonda realizou uma licitação para a realização das obras no valor de R$ 743.948,87”, informou Samuca.

 

O zoo tem cerca de 300 animais, sendo mais de 116 espécies, e uma área de 150.439 metros quadrados, incluindo o recinto dos animais, área verde, área de lazer e de piquenique. Está localizado em uma área de mata atlântica, e no entorno da floresta da cicuta. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR