Dezenove jandaias, um furão e um tamanduá foram soltos no Parque do Ingá

 

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) devolveu à natureza dezenove jandaias, um furão e um tamanduá que foram resgatados pelas mais diversas situações. A devolução ao habitat natural aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 12, no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá.

 

Todos os animais passaram por um período de readaptação pelo zoológico municipal, onde os veterinários verificaram as condições de saúde e as condições de voltar para a natureza. De acordo com o biólogo do Zoo-VR, Almir Folly, que participou da devolução dos animais com sua equipe e um guarda florestal municipal, o Parque do Ingá foi escolhido para a ação por ser uma área preservada, de ocorrência natural das espécies e apresenta todas as condições para o animal levar a vida normal.

 

O coordenador do Zoológico, Jadiel Teixeira comentou ainda que os animais chegaram ao zoológico por meios diferentes. “A Guarda Florestal recolhe animais machucados, animais que foram apreendidos em operações, além das demandas de outros municípios que trazem esses animais para o zoológico. Desenvolvemos esse trabalho de reabilitação dos animais rotineiramente, monitorando e cuidamos bem para que eles voltem à natureza com as condições necessárias de adaptação e sobrevivência. O tamanduá foi resgatado pelos bombeiros”, contou Jadiel.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou que o cidadão, ao avistar um animal em ambiente que não é o natural dela deve acionar os bombeiros ou a secretaria de meio ambiente. “A soltura desses animais representam parte de um trabalho significativo que o Zoológico de Volta Redonda realiza todos os anos no tratamento, recepção, cuidado e soltura de animais silvestres. Já foram mais de 400 nos últimos dez meses e essa parte significativa é devolução deles para a natureza”, enfatizou Maurício acrescentando que em qualquer situação basta ligar para o bombeiro ou para a Secretaria de Meio Ambiente (3350-7123) que irá recolher esses animais.

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. “A preservação do meio ambiente é bom para a população e envolve a participação de todos. Além de todo o trabalho e cuidado com os animais, estamos investindo para que Volta Redonda seja mais verde, com a criação do Jardim Botânico e uma área de preservação ambiental de destaque no estado”, finalizou o prefeito.

 

Por Renan Ferreira com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR