SMIDH lança projeto de defesa pessoal para mulheres

‘Eu me amo eu me protejo’ faz parte do enfrentamento a violência

 

A secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMIDH) através do Centro Municipal de Artes Marciais (CEMAM) vai realizar nesta quinta-feira, dia 06, a aula inaugural do projeto ‘Eu me amo eu me protejo’, que tem como objetivo ensinar técnicas de luta adaptadas para defesa pessoal de mulheres em situações de assédio, abuso e agressão. As aulas serão realizadas pelos professores da secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL) que passaram por uma capacitação com a campeã mundial e pan-americana de jiu-jitsu, Érica Paes.

 

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, o lançamento do projeto faz parte da campanha ‘16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’. “As aulas serão realizadas durante todo o ano de 2019 e visa estimular a defesa pessoal das mulheres e o enfrentamento à violência. Não um confronto com o abusador, mas a defesa dessa mulher. Além das técnicas através da luta, também serão abordadas dicas e observações que evitem que as mulheres fiquem vulneráveis a esse tipo de violência”, contou.

 

A iniciativa do projeto é promover ações pelo fim da violência contra a mulher e o empoderamento, tanto das mulheres que passaram por alguma violência, quanto às outras que diariamente se sentem vulneráveis. Segundo a secretária da pasta Dayse Penna, o projeto vai amparar a mulher e oferecer a prevenção através desse esporte.

 

“É uma parceria importante com a SMEL e que trabalha a prevenção através do esporte que é um grande aliado. Será lançado também o projeto ‘Renascer’ para os filhos dessas mulheres que sofreram violência. Não queremos naturalizar a violência, por isso o empoderamento dos filhos dessas vítimas é importante”, contou.

 

A aula inaugural do projeto ‘Eu me amo eu me protejo’ acontece nesta quinta-feira, dia 06, no CEMAM que fica no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro, às 18h.

 

 

Por Maria Clara Sales, com fotos Gabriel Borges – SecomVR