Encontro na Casa Abrigo Regional reuniu sete municípios com a superintendente do Estado, Patrícia Xavier, que apresentou uma nova proposta de acordo

 

Representantes do Consórcio de Médio Paraíba da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh) de Volta Redonda se reuniram com a Superintendente Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, Patrícia Xavier. O objetivo é a renovação do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher por mais um ano pelas prefeituras que integram o consórcio, com direito a prorrogação em igual período. O encontro, que aconteceu na última terça-feira, dia 22, contou com a participação de representantes dos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Vassouras, Quatis e Pinheiral.

 

A secretária da Smidh, América Tereza, justificou a reunião na sede da Casa Abrigo Regional, local que acolhe e protege mulheres vítimas da violência em relacionamentos afetivos. “O objetivo do encontro regional foi a renovação do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher por mais um ano e com direito a prorrogação em igual período. Este documento será levado para as procuradorias das prefeituras e, posteriormente, agendada uma data para que os prefeitos possam oficializar”, explicou a secretária.

 

Entre o acordado com a Superintendente do Estado, consta que cada município integrante que abrigar uma mulher vítima de violência na Casa Abrigo Regional, deverá ceder uma funcionária, assistente social, um kit alimentação (cesta básica) e kit limpeza para ajudar no funcionamento do abrigo.

 

“O Estado está trazendo um documento para fomentar o convênio e a assinatura dos prefeitos. Este trabalho em conjunto vai economizar recursos públicos e favorecer a ação da equipe multifuncional nesta assistência social”, afirmou América Tereza.

 

A Casa Abrigo Regional em Volta Redonda é a única na região. Dentre os 92 municípios, somente Campos e Rio de Janeiro contam com o espaço de apoio. A representante de Barra Mansa, Márcia Estrela, elogiou o empenho da SMIDH na renovação do Pacto Contra a Violência à Mulher.

 

“Temos acompanhado o trabalho da nova secretária, América Tereza, que, com pouco mais de um mês na função, tem nos animado muito neste consórcio para enfrentar a violência”, comparou.

 

Também participaram da reunião a coordenadora da Casa Abrigo, Renata Medeiros, e a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam), Ludmila Aguiar. A data de assinatura do documento pelos prefeitos será confirmada em breve pela Superintendência e os sete municípios que compõem o consórcio, que realiza reuniões semanais, na Casa Abrigo.

 

Por Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Gonçalves