Cerca de dez mil pessoas visitaram o cemitério municipal de Volta Redonda neste feriado

Prefeitura passou 20 dias intensificando a limpeza e preparando o local para o Dia de Finados

 

Avós, tios, primos, irmãos, pais ou filhos. É grande a saudade dos que já se foram e no Dia de Finados, as famílias visitaram seus entes queridos sepultados e prestaram suas homenagens. Uma missa realizada logo cedo, reuniu milhares de pessoas e aos poucos outras famílias foram chegando ao Cemitério Municipal Bom Jardim Isidorio Ribeiro durante este Feriado de Finados. A Guarda Municipal estima que cerca de dez mil pessoas passou pelo local nesta sexta-feira, dia 2.

 Pouco a pouco, o cemitério foi ficando colorido pelas flores colocadas em cima dos túmulos pelas famílias. Os vasos e flores, trazidos por familiares de pessoas sepultadas no local, simbolizam uma homenagem aos mortos. Todos os anos nesta data, dona Ivone de Almeida, de 70 anos, moradora do bairro Volta Grande, acorda bem cedo para visitar o tumulo do marido. Para ela, a data além de servir para homenagear os familiares sepultados no cemitério, representa um momento de bastante saudosismo.

“Hoje é um dia para lembrar os entes queridos e para sentir saudades também, né?. Todos os anos eu venho, rezo, coloco umas flores no túmulo e acendo uma vela. Esse ano a prefeitura ainda tornou esse momento mais tranqüilo. Quando cheguei aqui percebi que a prefeitura também tinha cuidado nesse espaço onde estão pessoas tão queridas e importantes para a nossa vida. Fiquei agradecida de ver tudo bem limpo e com segurança”, disse dona Ivone emocionada.

Assim como dona Ivone, a família da Maria Inês da Silva, 63 anos, também foi visitar os entes falecidos. Acompanhada da neta, Camila da Silva, visitaram dois túmulos no cemitério, deixando flores e acendendo velas. “É um dia em que nos lembramos das pessoas que foram importantes na nossa vida. Nossa família vem todos os anos e nesse, particularmente, tivemos uma grata surpresa de ver o cemitério muito bem cuidado. Sentimos acolhidas, amparadas”, explicou Camila.

Por causa do intenso movimento, uma estrutura foi montada para garantir a segurança e conforto dos visitantes. A Guarda Municipal orientou os motoristas em frente ao cemitério. Uma equipe do Centro de Zoonoses orientou os visitantes sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue e colocou larvicida nos vasos de flores levados pelas famílias.

A secretaria municipal de Infraestrutura (SMI) realizou uma série de obras e reparos no Cemitério Municipal  para deixar o local em condições seguras para receber os visitantes no Dia de Finados. As gavetas verticais receberam limpeza e pintura e as capelas mortuárias foram reformadas e ganharam ventiladores. Além disso, o cemitério municipal recebeu capina, poda, roçada, reparo nas canaletas, pintura de vagas no estacionamento, além de disponibilizar, nessa sexta-feira, dez banheiros químicos e uma ambulância para atender a população que passou pelo local.

O trabalho de reforma de sanitários, telhados, parte hidráulica e elétrica também foi realizado pela SMI  no conjunto de capelas mortuárias, informou o secretário de Infraestrutura Toninho Orestes:

“A pedido do prefeito Samuca redobramos os cuidados com o Cemitério Municipal para que a famílias que viessem visitar os túmulos dos seus entes pudessem fazer suas homenagens com dignidade”, disse o secretário.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, explicou que as reformas e melhorias visam atender melhor a população. “Os serviços que foram realizados pelo poder público representam um ato de respeito às pessoas. Sabemos o que esta data é muito significativa para todos, por isso reforçamos os cuidados e a limpeza no Cemitério Municipal”, destacou o prefeito.

           

Por Fátima Santos