Café da manhã nesta sexta-feira, dia 08, Dia Internacional da Mulher, marcou lançamento da ação realizada durante todo mês de março; Dia D será sábado, dia 30

 

As pacientes da Policlínica da Mulher, que funciona no Aterrado, foram recebidas com uma mesa de café da manhã, nesta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A ação marcou o lançamento da campanha de prevenção ao câncer ginecológico e de mama, que será realizada durante todo mês de março nas unidades da Atenção Básica e na Policlínica da Mulher.

 

De acordo com a coordenadora do Programa da Mulher, da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Juliana Monteiro Ramos Coelho, responsável Técnica da Policlínica da Mulher, a campanha tem como objetivo a valorização do acolhimento à mulher nas unidades de saúde, orientando sobre a importância da prevenção à saúde.

 

“Nosso objetivo é fazer uma busca às mulheres em todo município, por meio das unidades da Atenção Básica, para alcançar três mil exames preventivos (papanicolau) de câncer de colo de útero e 1,5 mil exames de mamografia dentro do público alvo: mulheres de 25 a 65 anos para o preventivo e a partir dos 40 anos para mamografia”, disse Juliana.

 

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que o Dia Internacional da Mulher funciona como um incentivo a mais para alertarmos sobre a importância da prevenção à saúde no público feminino. “A mulher tem por hábito cuidar da família, do trabalho e acaba esquecendo do próprio cuidado. Cabe ao serviço de saúde fazer esse chamamento, esse alerta”, acredita Alfredo.

 

Ele acrescenta ainda que para atender, principalmente, as mulheres que trabalham fora de casa, todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família e a Policlínica da Mulher estarão abertas no sábado, dia 30 de março, das 8h às 17h. “O objetivo é atender as mulheres para coleta do exame preventivo e encaminhar para a mamografia”, falou o secretário.

 

Regiane de Santana Vieira, moradora do bairro Belo Horizonte, de 25 anos, participou do café da manhã na policlínica, onde faz acompanhamento pré-natal da gestação de 16 semanas. “Antes da gravidez, já fazia exame preventivo anualmente, mas acho válida a campanha, pois tenho conhecidas que não levam o cuidado com a saúde a sério”, disse, agradecendo o carinho com o café da manhã para as pacientes.

 

Cleonice Aparecida de Aquino Sampaio, moradora do bairro São Sebastião, de 41 anos, foi à Policlínica da Mulher para pegar um encaminhamento para ultrassonografia de mama e ficou feliz com a recepção com café da manhã. “O acolhimento mais humanizado é sempre válido. Principalmente, quando o objetivo é chamar atenção para prevenção do câncer”, disse.

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que trabalhar à prevenção à saúde é prioridade. “E neste mês, dedicado às mulheres, é justo que a nossa atenção esteja voltada para elas”, disse, citando que, além da campanha neste mês nas unidades da Atenção Básica, o mutirão de exames de imagem ofereceu durante o mês de fevereiro 1.818 mamografias.

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR