Volta Redonda intensifica atendimento ao homem pelo Novembro Azul

Além das consultas e exames, unidades do município lançam a campanha ‘Vacinar também é Cuidar da Saúde do Homem e de sua Família’

 

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs), o atendimento ao homem durante o Novembro Azul. Todas as unidades oferecem consulta clínica, consulta de enfermagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, Teste Rápido de HIV, Hepatite B e Sífilis.

 

De acordo com o secretário de Saúde do município, Alfredo Peixoto, historicamente, o homem é menos cuidadoso com a saúde que a mulher. “A orientação é que cada unidade também prepare como estratégia atividades como palestras na sala de espera e murais ilustrativos para incentivar os homens a fazer as consultas e exames preventivos”, disse.

 

Ainda pensando na prevenção à saúde do homem, a secretaria lançou a campanha “Vacinar também é Cuidar da Saúde do Homem e de sua Família”, simultaneamente ao Novembro Azul para alertar sobre a importância da vacinação para evitar doenças.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, informa que estatísticas apontam que os homens procuram menos as unidades de saúde durante as atualizações vacinais. “O município recebeu orientação da Secretaria de Estado de Saúde para intensificar a vacinação contra febre amarela durante o mês de agosto”, afirmou.

 

Ela explicou que, identificada a baixa procura entre os homens pelas campanhas de vacinação, a secretaria resolveu unir a intensificação da vacina ao Novembro Azul. “A imunização é prevenção”, falou Milene, avisando que as doses estão disponíveis para toda família.

 

As doses da vacina contra febre amarela serão aplicadas em todas as unidades da Atenção Básica em dias alternados, de acordo com a tabela abaixo, das 8h às 17h.

 

Na segunda-feira, a vacina está disponível na UBSF Nova Primavera, UBSF São Lucas, UBSF Jardim Belmonte e UBSF Jardim Cidade do Aço; na terça-feira, na UBSF Santa Cruz, UBS Dom Bosco, UBSF Beldevere, UBS Monte Castelo, UBSF Eucaliptal, UBSF Siderlândia e UBSF Vila Brasília; na quarta- feira na UBSF Vila Americana, UBSF Roma I, UBSF São Geraldo, UBSF Vila Rica Tiradentes, UBSF São Carlos, UBSF Conforto, UBS Jardim Paraíba, UBSF Açude I, UBSF Belmonte, UBSF Coqueiros, UBSF Mariana Torres e UBSF Retiro II.

 

Na quinta-feira, a doses serão aplicadas na UBSF Volta Grande, UBS São Luiz, UBSF Santo Agostinho, UBSF Vila Rica Três Poços, USBF Três Poços FOA, UBSF Água Limpa, UBSF Roma II, UBSF Padre Josimo, UBSF Retiro I, UBS Verde Vale e UBSF Vila Mury; e na sexta-feira, na UBSF Santa Rita do Zarur, UBS Candelária, UBSF São João, UBS Rústico, UBSF Ponte Alta e UBSF Belo Horizonte.

 

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva lembra que investir em prevenção à saúde é um compromisso de sua gestão. E convida, principalmente, os homens, já que estamos em novembro, a procurarem as unidades de saúde. “Vamos trabalhar para garantir acesso a consultas e exames preventivos e tornar a prevenção à saúde um hábito entre a população do município”, disse.

 

Por Renata Borges