No encontro, nesta segunda-feira, dia 11, enfermeiros e técnicos de enfermagem tiraram dúvidas com profissionais de recursos humanos da prefeitura

 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem, no total de 242 profissionais, aprovados no Concurso Público 002/2019 para a Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS), participaram de reunião na manhã desta segunda-feira, dia 11, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, na Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Os convocados receberam guia para o exame médico obrigatório e tiraram dúvidas com profissionais de recursos humanos da prefeitura.

 

O prefeito Samuca Silva acredita que investir na contratação de novos profissionais por meio de concurso público é o melhor caminho. “A chegada desses profissionais supre carências em alguns setores e garante melhoria no atendimento à população. Além disso, o vínculo estatutário garante todos os direitos trabalhistas ao profissional”, afirmou Samuca.  

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, lembra que a convocação de profissionais aprovados em concurso respeita uma promessa da nova gestão municipal. “Vamos convocar quase 400 concursados para a saúde. Além dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, serão chamados médicos, funcionários para área administrativa, entre outros”, falou.

 

Os demais profissionais convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, conforme cronograma disponibilizado no site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico).

 

A enfermeira Anna Beatriz de Avellar Melo, que hoje é responsável pela Área Técnica de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, está animada por se tornar estatutária. “Trabalho na prefeitura desde o ano 2000 é muito bom ter os meus direitos como profissional garantidos por concurso”, afirmou.

 

A também enfermeira Carla Cristina Teixeira Barud atuou entre 2017 e 2018 no Hospital do Retiro, também como autônoma. “Agora volto com a segurança do concurso. Tenho certeza que vou trabalhar com mais tranquilidade”, disse.

 

Oswaldo Ramos de Almeida, antes assistente administrativo na secretaria, está contente por assumir uma vaga como enfermeiro. “É a profissão que escolhi e estou animado para começar. Além de ingressar na carreira, com o concurso passo a ter direitos trabalhistas que não tinha até então”, contou.

 

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem foram recebidos pelo gerente de Recrutamento e Seleção da prefeitura, Felipe Coelho Marques; pelo diretor do Departamento de Gestão do Trabalho da SMS, Vicente de Paula de Almeida; e a superintendente de Segurança no Trabalho da prefeitura.

 

Felipe tirou dúvidas sobre direitos e deveres dos convocados e ainda alertou sobre as próximas etapas para a contratação. “Eles têm que ficar atentos aos prazos para realização do exame admissional, por exemplo”, avisou.

 

Já Vicente pediu aos convocados que preenchessem uma ficha com a formação e experiência profissional. “Com base nesses dados, vamos decidir a lotação de cada um. O objetivo é valorizar as habilidades e colocar o profissional onde ele pode ser mais eficiente no atendimento à população”, explicou.

 

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Volta Redonda convocou mais de 1,6 mil profissionais que prestaram concurso público e participaram de processos seletivos, sendo 771 somente neste ano. As áreas que mais receberam profissionais concursados foram a Saúde e a Educação.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR