Prefeito e reitor visitaram instalações do campus no município e conversaram sobre projetos e ações em conjunto

 

Convidado pelo reitor Rafael Barreto Almada, o prefeito Samuca Silva visitou o campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no bairro Nossa Senhora das Graças na manhã desta quinta-feira, dia 28. Acompanhado de uma equipe de secretários e gestores de autarquias, Samuca Silva percorreu as instalações do instituto e conversou com funcionários e alunos.

 

Em seguida, o prefeito e sua equipe se reuniram com o reitor no auditório da unidade de ensino, onde conversaram sobre a ampliação das parcerias entre o poder público e o instituto. De acordo com o reitor Rafael Barreto, o encontro faz parte do trabalho que vem sendo realizado por ele para estabelecer uma aproximação com as prefeituras.

 

“Essa aproximação é importante, porque o Instituto Federal tem cada vez mais um papel de articulação com o município, com o Estado, e de desenvolver essas regiões para potencializar o ensino dentro do instituto”, explicou o reitor.

 

Samuca Silva agradeceu o convite e se colocou à disposição para ajudar em novas parcerias. Ainda segundo o prefeito, já existem projetos em andamento entre o IFRJ e secretarias municipais e a estrutura da administração municipal tem condições de apoiar o instituto em sua expansão.

 

“Temos que trabalhar tantos os projetos do dia a dia quanto os estratégicos. Hoje, temos uma rede toda estruturada com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) que pode ser utilizada. Em breve, teremos um grande evento com empresas da região, no qual elas vão apresentar suas necessidades para representantes de universidades. O objetivo é pensar, rediscutir o modelo do Ensino Superior na Região Sul Fluminense”, destacou Samuca Silva.

 

Outro ponto citado pelo prefeito foi a questão da ocupação do Escritório Central pela administração municipal, o que permitira uma possível cessão do prédio onde funciona a Secretaria de Ação Comunitária (Smac) atualmente para a expansão do IFRJ.

 

Durante o encontro, foi conversado ainda sobre a incubação de empresas. O reitor falou sobre como funciona esse processo no instituto e o prefeito citou o evento StartVR. “Queremos, através do Start VR, incubar empresas para atuarem no serviço público”, afirmou Samuca. Rafael se mostrou otimista em uma possível participação do instituto no evento que está previsto para maio deste ano.

 

Após a reunião, o reitor considerou o encontro extremamente positivo, ressaltando o desejo da prefeitura em também se aproximar, visando ações parceiras em áreas como saúde, educação, assistência social, tecnologia.

 

“É importante para a cidade, quem vai ganhar são os estudantes, a população que vai ter mais oportunidade. O instituto tem que expandir cada vez mais e esse campus de Volta Redonda tem um potencial de crescimento de mais estudantes poderem atuar aqui”, finalizou Rafael.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / SecomVR