Samuca recebe representantes de associação de agroecologia

Reunião na manhã desta terça-feira, dia 09, discutiu 1º Encontro Regional de Agroecologia e implantação do mercado de orgânicos na cidade

 

Volta Redonda vai sediar o 1º Encontro Regional de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul. O assunto foi discutido em reunião na manhã desta terça-feira, dia 09, no gabinete do prefeito Samuca Silva. Ele recebeu representantes da Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul e da gestão municipal para definir a parceria com a prefeitura para a realização do evento.

 

Durante a conversa, o prefeito Samuca Silva falou das ações do município para valorizar o produtor de orgânicos. “Estamos em contato para cadastrar os produtores locais e vamos implantar um Mercado de Orgânicos, que será o primeiro público do estado. A estrutura ficará no bairro Aterrado e a forma de funcionamento será definida junto com os produtores. A ideia é abrir para agricultores de toda região”, explicou Samuca.

 

“Queremos colocar Volta Redonda neste cenário, criar políticas públicas e deixar um legado”, falou o prefeito, lembrando que pediu ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) um projeto para ser implantado, inicialmente, nas escolas municipais para melhorar a alimentação e combater a obesidade.

 

Após a conversa, Samuca colocou a estrutura da prefeitura à disposição dos organizadores do encontro de agroecologia e pediu que essas ações sejam tratadas no evento. “É uma oportunidade para saber a opinião dos produtores e de quem vive essa realidade”, disse.  

 

Samuca colocou a estrutura da prefeitura à disposição dos organizadores do encontro de agroecologia e pediu que essas ações sejam tratadas no evento. De acordo com um dos representantes do grupo, Marcelo Santos Souza, a ideia é realizar um evento preparatório no início de dezembro deste ano e o encontro será marcado para abril de 2019.

 

“Estamos programando um evento para fomentar a produção e o mercado de orgânicos na região. No encontro haverá oficinas, mesas redondas sobre o tema, além de feira de produtos e praça de alimentação com opções elaboradas com orgânicos. E ainda atrações culturais”, explicou Marcelo.

 

Também participaram da reunião, representantes das secretarias municipais de Cultura; Ação Comunitária; e Planejamento e Modernização da Gestão, que vão ajudar a estruturar o 1º Encontro Regional de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul.

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges