2º Workshop de Desenvolvimento do Médio Paraíba e Sul Fluminense reuniu autoridades e empresários no bairro Três Poços

 

Para fomentar o crescimento da cidade, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, participou, na manhã desta quinta-feira, dia 24, do 2º Workshop de Desenvolvimento do Médio Paraíba e Sul Fluminense, realizado no auditório do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa), no bairro Três Poços. Realizado pelo Governo do Estado, e com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, o evento teve como público-alvo empresários da região. O objetivo é identificar as principais demandas e discutir soluções para o desenvolvimento econômico da região, bem como atendimentos junto aos principais órgãos do estado para regularização, licenciamento ambiental e alvará das empresas. Samuca Silva falou sobre o desenvolvimento econômico da cidade e da região durante a cerimônia de abertura.

 

“A partir do polo metalmecânico, que está se construindo em Volta Redonda, esse evento tem uma importância ainda maior para discutirmos conhecimento, educação e planejamento estratégico, além da integração entre estado e município. Nosso município é líder na geração de empregos, movimentando a economia, e o desenvolvimento agora também passa pelo Turismo da nossa região”, explicou Samuca Silva.

 

O vice-governador Claudio Castro também participou da mesa de abertura e reforçou a importância do papel que Volta Redonda exerce na região em relação ao desenvolvimento econômico, acrescentando que o município será o principal beneficiado com a possibilidade de novos investimentos.

 

“Volta Redonda é um município territorialmente grande, tem condição de assumir mais ainda um protagonismo regional. E, com esse novo decreto do polo metalmecânico, vamos conseguir fazer com que toda a potencialidade de Volta Redonda seja melhor utilizada. Tem os empregos que serão gerados pelo polo e as questões indiretas, com melhorias de serviços, turismo, de toda a cidade”, afirmou o vice-governador, que estava acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão.

 

O workshop contou ainda com palestras de gestores públicos e privados das áreas de desenvolvimento, financiamento, infraestrutura e meio ambiente, além de um horário especial – de três horas de duração - para atendimento aos empreendedores, por técnicos da Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

 

Também participaram da mesa de abertura o subsecretário estadual de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Felipe Cáceres; o subsecretário estadual de Relações Institucionais da Sedeeri, Celso Marcon; o reitor do UniFoa, Carlos José Pacheco; o vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Guimarães Prado; entre outras autoridades, como o deputado estadual Gustavo Tutuca e prefeitos da região.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / Secom VR