Jogos Estudantis incentiva modalidades paralímpicas 

Cerca de 100 atletas participaram da competição na piscina olímpica do Náutico 

 

Dando continuidade aos Jogos Estudantis, foi realizado nessa segunda-feira, dia 08, competições das modalidades paralímpicas, que integram o cronograma do evento, visando oferecer a inclusão social com a participação de atletas com deficiências físicas e mentais. Hoje foi a vez da natação. A competição aconteceu na piscina olímpica do Náutico, no bairro Aterrado, e contou com a participação de quase 100 atletas, sendo três deles com deficiência. Foram disputadas s categorias de sub 8 a sub 14. 

 

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, a inclusão é uma das novidades dos Jogos Estudantis 2018. “É um viés muito importante a inclusão paradesportiva. Neste ano preparamos algumas modalidades para a participação de pessoas com deficiência”, disse.  

 

Para Suzana Santiago, avó da atleta Ana Clara, de oito anos, o JEVRE é uma ferramenta muito importante na socialização dos alunos.  “Como educadora vejo a importância de se estimular essas ações. É uma integração muito legal. Hoje vim torcer pela minha neta. Ficamos bem emocionados com a participação dos atletas especiais”, contou.  

 

As categorias sub 12 e 14 valeram pódio e medalha. Nas outras categorias todos os atletas foram premiados. O prefeito Samuca Silva, destacou que os Jogos Estudantis são grandes motivadores para os alunos.

  

“A inclusão veio para exatamente engrandecer, ainda mais, esse evento tão importante para o desenvolvimento dos alunos. Seja na parte esportiva, quanto na cidadania. Fico muito feliz em ver o quanto os Jogos Estudantis é importante nesse processo”, falou. 

 

Para Ruan de 14 anos participar da competição foi muito bom. “Gostei de participar, é a minha primeira vez. Minha tia e minha amiga vieram torcer por mim”, declarou.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR