Edição da Rua de Lazer desse domingo, dia 27, foi para conscientizar as mulheres

 

A campanha Outubro Rosa já caminha para o final, mas o domingo, dia 27, foi de muita conscientização no projeto Ruas de Lazer Especial, na Radial Leste. A maratonista Maria de Lurdes Quaresma participou do evento e conversou com as mulheres sobre a importância da prevenção.

“Em 2013, descobri o meu câncer de mama e de um ano para o outro ele evoluiu. Tive que fazer mastectomia e, depois de três anos, fiz a reconstrução. Então, veio a metástase. Hoje estou em tratamento, fazendo quimioterapia. Façam os exames periodicamente. A prevenção é fundamental. É importante também saber que tem tratamento e cura”, disse Maria, em um discurso emocionado.

Diversas atividades para promover os cuidados e a autoestima foram desenvolvidas pela Secretaria de Política para Idosos, Mulheres e Direitos Humanos (Smidh) no local. Já a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) fez uma aula especial de aeróbica, alongamento e um desafio de caminhada utilizando como percurso parte da extensão da Radial Leste.

O prefeito Samuca Silva destaca que a Rua de Lazer é um espaço democrático, que serve tanto para práticas esportivas e de lazer, quanto para abordar temas importantes, como a saúde da mulher. “Durante o ano, todo cuidamos da saúde da mulher em Volta Redonda, mas é preciso que você faça a sua parte. Não se esqueça do auto-exame e, se achar algo preocupante, procure os médicos da rede municipal de saúde. Cuidar da saúde é um ato de amor”, disse o prefeito.

Lecy da Rocha Santos, de 71 anos, moradora do Siderlândia, não perdeu a oportunidade e participou da programação. “Hoje vim me exercitar. Já faço isso durante a semana no ginásio do meu bairro e aproveitei que o dia estava lindo para participar da Rua de Lazer. Já foi o tempo que eu ficava em casa. Agora quero cuidar de mim, da minha saúde”, disse Lecy.

 Acompanhado a amiga Lecy, Carmem Machado, de 62 anos, também estava animada. “Vim participar desse evento que é muito importante, pois é de conscientização da nossa saúde. Além disso, encontramos os amigos e ainda praticamos esportes”, contou Carmem.

Além das atividades para as mulheres, a Rua de Lazer Especial também contou com ações recreativas montadas para crianças e adolescentes que estiveram no local. A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a importância de abordar esse tema.  “Apoiar e desenvolver este evento preconiza o cuidado e orientações com os alunos atendidos pelo VR em Movimento e seus familiares, nesta temática de prevenção ao câncer de mama, incentivamos a prática de exercícios físicos e estimulamos o cuidar corporal, atingindo o objetivo de vida saudável em sua integralidade”, disse a secretária.

A Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), América Tereza, lembrou que durante o mês de outubro a secretaria, em parceria com a Smel e outros setores, realizou diversas atividades nos ginásios da cidade com o tema: "Declare seu amor por você. Previna-se!".

“Durante todo o mês, nosso papel foi de conscientizar a mulher a cuidar de sua saúde e se prevenir contra o câncer de mama e colo do útero, lembrando que é fundamental fazer o preventivo e mamografia. Oferecemos, durante a campanha, vários serviços de cuidados e bem-estar e informações da saúde da mulher. Também levamos as informações sobre as políticas públicas que temos no município para a mulher e o idoso da nossa cidade”, disse a secretária.

 

Por Fátima Santos com fotos de Gabriel Borges - Secom VR