Concertos Natalinos encantam Volta Redonda

Apresentações foram realizadas em vários locais e contou com obras clássicas e cantos natalinos

 

A programação do Natal 2018, Por um Mundo Melhor encantou a cidade de Volta Redonda com apresentações do Projeto Volta Redonda Cidade da Música e o Festival de Cantatas. Nesta sexta-feira, dia 21, aconteceu a última apresentação natalina, na praça Brasil, com a banda de concerto e o coral infantojuvenil. Ao todo foram 13 apresentações, oito do Projeto Volta Redonda Cidade da Música e cinco do Festival de Cantatas que contou com a participação do Coral Municipal e do Coral da Fundação Beatriz Gama e de outros corais convidados.

 

O repertorio dos concertos contou com obras de Bethoven, Handel, Rimsky-Korsakov, Vila-Lobos. Os eventos foram realizadas em diversos locais da cidade como Cine 9 de Abril, Praça Brasil, igrejas e na sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música.

 

De acordo com a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o evento é tradicional em Volta Redonda e atrai o público. “Dobramos os números de corais e orquestras participantes deste ano do Festival de Cantatas. O público aproveitou os espetáculos que foram ensaiados durante o ano inteiro pelos corais. Foi um grande show que encantou a todos”, disse.

 

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música atende cerca de quatro mil alunos da rede municipal e da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE). Nas apresentações realizadas durante o mês de dezembro os alunos da Banda de Concerto e Coro Infanto-Juvenil participaram. Além do recital de câmara com os alunos de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

 

O presidente da Fevre, Waldyr Bedê, destacou que as apresentações do Projeto Volta Redonda Cidade da Música é muito importante para os alunos e movimenta a cidade. “Os Concertos de Natalinos, vem premiar a população, com o que há de melhor na música. Volta Redonda não só produz aço, produz artistas, musicistas, da mais alta categoria. E o prefeito Samuca tem o cuidando de levar à população a oportunidade de vivenciar um Natal com mais emoção, com mais amor e principalmente com o espírito natalino, alegria e paz”, contou.

 

Acompanhando quase todas as apresentações, estava a dona Maria de Fátima, de 58 anos, moradora do Retiro. “Eu adoro esse período de festas natalinas. Esses corais que se apresentam são encantadores. Vim assistir no primeiro dia, gostei muito e voltei nessa semana em outras apresentações. Está tudo muito lindo, parabéns”, disse.

 

Outra moradora que também ficou encantada com as apresentações foi a comerciante Eulália Figueiredo, de 39 anos. “Esses corais tocam nossos corações e nos deixam mais leves. É tempo de paz, amor e respeito com todas as pessoas. Boas iniciativas precisam ganhar destaque, e esse ano o natal em Volta Redonda está de parabéns, desde as iluminações pela cidade até pela programação cultural”, completou.

 

O prefeito Samuca Silva, enfatizou que a programação de Natal foi preparada para encantar e emocionar a população. “Nesta época do ano ficamos mais emotivos e por isso a Secretaria de Cultura junto ao Projeto Volta Redonda Cidade da Música preparam essa programação tão encantadora. Fico feliz em levar o espírito natalino a população de nossa cidade”, disse.

 

Por Maria Clara Sales, com fotos de arquivo – SecomVR