Coral e Banda Municipal se apresentaram na Praça Rotary, enquanto estudantes da educação infantil participaram de visita guiada

 

A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, que a partir desta semana passou a sediar a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), contou com diversas atividades para lembrar o Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira, 05 de novembro. O espaço recebeu estudantes para visita guiada; abrigou a exposição “Dom Quixote” com 21 desenhos de Candido Portinari; e ainda foi abrilhantado com a apresentação do Coral da Banda Municipal em frente à porta de entrada, na Praça Rotary.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que as ações pelo Dia da Cultura também marcam a mudança de endereço da secretaria. “A proximidade do principal corredor cultural de Volta Redonda, que está na Vila Santa Cecília, vai incentivar ainda mais a realização de atividades culturais para a população”, acredita.

 

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, também aprovou a mudança de endereço. “Aqui estamos dentro da Biblioteca, ao lado do Memorial Zumbi e do Espaço Zélia Arbex, equipamentos públicos, e ainda ficamos próximos do Centro Cultural da Fundação CSN e do Teatro Gacemss”, lembrou.

 

As comemorações pelo Dia da Cultura começaram por volta das 9h, com a chegada de cerca de 50 estudantes, de três a cinco anos de idade, acompanhados de seus responsáveis e de professores do Centro Municipal Integrado de Educação Infantil Recanto Infantil, que fica no Retiro. Eles participaram do projeto Visita Guiada da biblioteca, aberto para instituições de ensino por meio do telefone: (24) 3350-8587.

 

A coordenadora da biblioteca, Letícia Monteiro Machado, explicou que o objetivo é incentivar a leitura entre as crianças por meio dos responsáveis. “Durante a visita, elas conhecem nossa Biblioteca Kids, apresentamos vídeos e fazemos contação de histórias”, disse Letícia, acrescentando que muitas crianças têm o primeiro contato com uma biblioteca por meio dessas visitas.

 

Laís Thouin acompanhou o filho João Miguel, de quatro anos. “Ele estava bem ansioso pelo passeio e nunca tinha vindo aqui, mas, apesar da idade, gosta muito de livros. Em casa, temos sempre novidades e lemos juntos”, contou.

 

No mesmo horário da visita guiada, na entrada da Biblioteca Municipal acontecia a apresentação do Coral Municipal, com 25 componentes regidos pelo maestro Rinaldo Galvão em repertório variado, iniciado com a “Oração de São Francisco”.

 

Marcel Silva de Faria aguardava a esposa e chamou a filha Maria Clara, de sete anos, para acompanhar a apresentação. “Ela estuda piano e gosta de boa música”, comentou o pai. As amigas Mariângela da Silva Pereira, do Conforto, e Vânia Maria Figueira e Bernardete da Silva, do Aterrado, saíram da aula de pilates e também pararam para ouvir a música. “É um espetáculo muito bonito”, disse Mariângela.

 

Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR