Evento cultural faz parte do aniversário de 64 anos de fundação da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na tarde desta quarta-feira, 25, a abertura da Feira Troca de Livros, onde os leitores podem levar livros que têm em casa, em perfeito estado de conservação, e trocar por outros da mesma categoria. A programação faz parte das comemorações dos 64 anos da Biblioteca Municipal.

 

A coordenadora da biblioteca, Letícia Monteiro Machado, disse que a feira é um incentivo para os jovens ampliarem o gosto pela leitura e conhecer os grandes ícones da Literatura Brasileira. Um mural com as fotos de 35 autores nacionais mais conhecidos está em exposição nos recintos da Biblioteca.  São fotos de Machado de Assis, Monteiro Lobato, Chico Buarque, Paulo Coelho, Cecília Meireles, Raquel de Queiroz, Castro Alves, Ariano Suassuna e outros.

 

“Além de incentivar a leitura, queremos mostrar aos jovens quem são os nossos autores, escritores e poetas, mais consagrados na nossa literatura. Quem tem um livro parado em casa, pode trazer quantos tiver para trocar ou fazer uma doação para a Feira. Pode trocar um didático por outro, um romance por outro na mesma linha literária”, informou Letícia. Um leitor levou esta semana 30 livros, fez trocas e doações para a feira.

 

O prefeito Samuca Silva, destacou que a Biblioteca é a maior da região, desenvolve vários projetos culturais e tem um grande acervo em livros para o público fazer a escolha.

 

“São cerca de 25 mil livros que podem ser lidos e pesquisados pela população. Cada leitor, registrado na Biblioteca, pode levar até três exemplares para casa por 14 dias e renovar o prazo mais uma vez. Temos bons exemplares e os melhores autores, gratuitamente”, disse.

 

A coordenadora citou os diversos eventos que estão acontecendo na Biblioteca Municipal - que abriga uma exposição permanente sobre ex-presidente Getúlio Vargas - desde janeiro deste ano, nas comemorações do ano em que se comemora 64 anos da instituição cultural vinculada a SMC. Está em exposição nos corredores mais de 500 desenhos infantis de crianças das escolas municipais, estaduais e particulares, fotos de atividades culturais de lançamentos de livros, Dia do Trovador, Café literário, da Semana Nacional do Livro. As atividades vão até 30 de setembro. O funcionamento é de 8h às 18h.

 

Pessoas que compareceram à Feira Troca de Livros ficaram satisfeitas com o resultado. A contadora Sandra Lúcia Gomes trocou romance e biografia. Ela ficou sabendo da Feira de Livros ao ler a informação no portal de notícias da prefeitura. O estudante Mário Luiz Mendonça Júnior, 25 anos, foi em busca de livros de filosofia, literatura, poesia e psicologia. Frequentador assíduo da Biblioteca duas vezes por semana. “Muito bom esta Feira porque comprar está ficando caro”, frisou.

 

Nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, haverá atividade de Contação de Histórias.  Para ser leitor com direito ao empréstimo, ganha a confecção de carteirinha, basta apresentar uma foto ¾, Identidade, comprovante de residência atual (conta de água ou luz), de segunda a sexta das 8h às 17h.

 

Para doar um livro ao acervo fixo da Biblioteca, deve apresentar uma relação com o título do livro, autor, data da publicação ou encaminhar a relação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 
Por Afonso Gonçalves, fotos de Geraldo Gonçalves, Secom, tel. 3339 9061