Volta Redonda investe em educação para ano letivo de 2019

Prefeitura está realizando obras em creches e centros educacionais durante o ano de 2018

Pensando no ano letivo de 2019, a prefeitura de Volta Redonda segue se programando para atender mais alunos na rede municipal de ensino. Em breve duas novas creches serão entregues para a população, oferecendo aproximadamente 500 vagas na educação infantil. Só no ano de 2018 foram investidos mais de cinco milhões em reformas nas unidades escolares.

O prefeito Samuca Silva destacou que todos esses investimentos beneficiarão os alunos em 2019.

“Essas vagas que serão disponibilizadas com a entrega de duas novas creches vão contribuir tanto na qualidade do ensino como também para as famílias que terão um local seguro e preparado para deixar seus filhos. Nosso compromisso é com a população de nossa cidade”, disse.   

O Centro Municipal de Educação Maria dos Santos Ribeiro Higino, do bairro Vila Rica, vai oferecer cerca de 250 vagas do berçário ao segundo período, atendendo crianças de quatro meses aos cinco anos em tempo integral. O Centro Municipal de Educação Irlei Lobo, do bairro 249, também vai atender cerca de 250 crianças em tempo integral. E o espaço será utilizado também pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Arns, que vai entrar em reforma.

De acordo com a Secretária de Educação, Rita Andrade, em breve as unidades vão estar funcionando.

“Com essas novas unidades, vamos ter mais funcionários. Novas vagas  surgirão e assim vamos atender mais pessoas. Outras unidades da rede municipal também devem receber melhorias ainda em 2018 para no próximo ano estarem adaptadas e com mais conforto ”, declarou. 

Ao todo, 13 unidades escolares do município estão recebendo ou vão receber obras. Segundo Samuca Silva, muitas escolas estavam precisando de melhorias.

“Quando nossa gestão assumiu, muitas unidades escolares apresentavam problemas de estrutura. Começamos as obras em algumas delas e entregamos à comunidade do bairro Santo Agostinho uma creche municipal. Estamos, ainda, trabalhando para que todas ofereçam condições de acessibilidade, pois sabemos que a inclusão é essencial”, enfatizou. 

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou que a Chamada Escolar para o próximo ano letivo já foi concluída.

“Através desse processo podemos atender a demanda de forma transparente e democrática. Ao todo, mais de três mil inscrições para as creches, que atendem crianças de zero a três anos foram feitas no mês de setembro pelos responsáveis interessados. E mais de 570 inscrições foram realizadas para a pré-escola que atende crianças de quatro e cinco anos. Em breve será amplamente  divulgado o resultado da Chamada Escolar 2019”, finalizou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação Secom