Evento é aberto ao público e será realizado na Praça Rotary

 

Promover a leitura como atividade social e proporcionar a formação integral dos alunos, esse é o objetivo da Primeira Mostra Littera. O evento é uma realização da Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) e acontecerá na sexta-feira, dia 22, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília. Implementado em 43 unidades escolares no Ensino Fundamental e Anos Iniciais, o projeto atende mais de 14 mil alunos nas salas de leitura das escolas. A mostra é aberta ao público, de 8h às 16h, e também vai contar com apresentações de danças, teatro e jogral. 

 

“É muito importante despertar desde cedo o gosto pela leitura. E por meio do professor, conseguimos possibilitar aos alunos a experiência da leitura e desenvolver as suas habilidades. A SME está de parabéns por proporcionar essas ações que estimulam os alunos e que colaboram com o desenvolvimento da criatividade”, explicou o prefeito Samuca Silva.

 

A programação conta com sete tendas pedagógicas, sendo cinco delas abordando gêneros textuais trabalhados durante todo o ano letivo com os alunos.  As outras tendas serão utilizadas para momentos de contação de histórias aos visitantes e para simular a organização do espaço da sala de leitura.

 

Segundo a secretária de Educação Rita Andrade, a SME acredita que o papel do professor é mediar e possibilitar ao aluno experiências e acesso aos diferentes gêneros literários.

 

“Para que os alunos possam desenvolver habilidades e competências que se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais, é necessário que o professor desperte esses interesse. Gostar de ler e se interessar pelos livros são atitudes constituídas, muitas vezes, no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Sobretudo na escola que o gosto e o interesse pela leitura devem ser incentivados”, disse.

 

Por Maria Clara Sales com fotos de arquivo – Secom VR