Maior evento desse segmento no Sul do estado terá entrada gratuita

 

A maior feira de educação e carreira do Sul do Estado está de volta. Na próxima semana, de 11 a 14 de setembro, das 9h às 21h, acontece na Ilha São João, em Volta Redonda, a 3ª edição da Feira de Educação e Carreira (FEC). O evento continua gratuito e traz novidades para os visitantes com atividades interativas e mudanças na estrutura física.

 

Realizada pela Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), a feira tem o apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda – através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Educação (SME), da Fevre, além do Senac, do Ministério da Economia, do Museu da Vida, e do Sicredi.

 

De acordo com o subsecretário municipal de Educação, Leandro Flores, o objetivo da feira é estimular a empregabilidade, o desenvolvimento de carreira, a produção de conhecimento, o pensamento crítico, criativo e inovador e também, o espírito empreendedor. “Teremos atividades voltadas para alunos de ensinos Médio e Técnico, universitários, professores, profissionais de mercado e entusiastas da área”.

 

Em 2018, foram 67 instituições de ensino, 54 expositores, 20 patrocinadores, aproximadamente 15 mil visitantes de mais de 29 cidades e mais de 100 atrações entre palestras, oficinas, apresentações musicais e culturais.

 

“Para este ano, as expectativas são de um público ainda maior, com mais atrações e sempre com conteúdo de qualidade e informações relevantes sobre o mercado de trabalho. É importante investir na capacitação para termos bons profissionais na cidade”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que o evento já é um sucesso na região. “São quatro dias para o público conferir conteúdos sobre futuro, práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e profissional. A educação tem recebido investimentos em todas as áreas e a feira é mais uma oportunidade para os jovens ampliarem seus conhecimentos”.

 

Na edição deste ano, os visitantes encontrarão estandes das maiores instituições de ensino da região com cursos de graduação e especialização, empresas divulgando oportunidades profissionais, programas de estágio e trainee, além de cursos profissionalizantes, consultorias de RH e Coaching, agência de intercâmbio, escolas de idiomas, entre outros expositores.

 

E a diversão também estará garantida com a Arena Experiência Games, que retorna com jogos eletrônicos e de tabuleiro, gerando interação e entretenimento aos visitantes.

 

Dia D

 

No dia 11, quarta-feira, o Ministério da Economia vai realizar o Dia D na Feira Educação e Carreira. A ação, voltada à inclusão profissional da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS, tem como objetivo fortalecer as políticas de empregabilidade para este público, aproximando empresas e trabalhadores.

 

A feira contará também com o Caminhão Ciência Móvel, do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), que já visitou diversas cidades do país. O veículo é um museu itinerante com jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades que envolvem energia, óptica, som, biologia, astronomia, exposições, entre outras. “São 90 minutos de pura imersão, descoberta, reflexão e encantamento com a ciência”, destacou Leandro Flores.

 

Além disso, haverá uma Feira do Livro com títulos a partir de R$ 5,00, o Espaço Maker, que trará oficinas práticas de Tecnologia e Robótica, e o Espaço Cultural que apresentará um Festival de Dança inédito, entre outras atividades. A programação ainda conta com palestras, oficinas, minicursos e também uma praça de alimentação, além de lounges para os momentos de descanso, integração e network dos participantes.

 

A programação completa e a orientação para inscrição nas atividades previstas podem ser conferidas no site feiraeducacaoecarreira.com.br. Não é necessário inscrição prévia, porém há limite de visitantes. É recomendado chegar com antecedência para garantir a vaga. Mais informações: 24 3347-2999.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de arquivo / SecomVR